Farm
O que é? Por que fazer?
Em poucas palavras, o farm é quando o
seu único alvo dos ataques é roubar recursos, independentemente de
troféus ganhos / perdidos.
O mais importante no jogo é conseguir recursos (ouro e elixir) para
manter os construtores trabalhando e a vila crescendo. Normalmente é
necessário juntar uma grande quantidade de recursos para atualizações.
Quando está em uma liga alta pode ser difícil roubar esses recursos e
mais difícil ainda defendê-los. Por isso que as vilas entram em "farm".
O "farm" consiste em se rebaixar de liga para ficar mais fácil roubar e defender seus recursos. Por exemplo; uma vila está na liga cristal 3, está muito difícil roubar e as defesas perdem sempre. Essa vila desce para liga ouro 3 ou prata 1 e fica mais fácil roubar, além disso as defesas ficam mais eficientes.
É importante achar a liga certa para fazer roubos com eficiência, pois se baixar muito de liga pode ter dificuldades para achar recursos. Isso por que o percentual de roubo diminui quando se ataca uma vila com centro de nível inferior.
O "farm" consiste em se rebaixar de liga para ficar mais fácil roubar e defender seus recursos. Por exemplo; uma vila está na liga cristal 3, está muito difícil roubar e as defesas perdem sempre. Essa vila desce para liga ouro 3 ou prata 1 e fica mais fácil roubar, além disso as defesas ficam mais eficientes.
É importante achar a liga certa para fazer roubos com eficiência, pois se baixar muito de liga pode ter dificuldades para achar recursos. Isso por que o percentual de roubo diminui quando se ataca uma vila com centro de nível inferior.
Tabela de Porcentagem de roubo da diferença de level entre o centro da vila e a porcentagem de roubo avaliavel. |
Como Fazer?
fazer uma defesa para proteger ele e deixar seu centro do lado de fora. Por que deixar o centro do lado de fora? Para logo quando sair do jogo, alguém que procura troféus ataque seu centro e te dê um escudo de 12 horas. Então você fica com um escudo ali e diminui bastante a chance que alguém ao longo da noite/tarde/dia tente roubar seus recursos.
Passos:
1. Você deve
estar em um clã que esteja farmando, e tenha gente online nos horários
em que joga para você poder doar/receber bastante tropas nesse período.2. Faça uma base voltada para farm. Como saber se sua base é boa? Primeiramente, deve estar com as armazenagens separadas, não centralizada em um lugar só, porque uma vez que seu oponente conseguir passar pela a sua vila e chegar ao centro, rouba tudo. Vale mais ter pequenos prejuízos do que um prejuízo maximizado, sobretudo se ainda está com a vila fraca. Depois, verifique se seus morteiros, defesas aéreas, torres do mago e teslas estão simetricamente bem posicionados em sua base, prevenindo bem invasões dos quatro lados da base. Estão? Parabéns, você tem uma boa base para farm. Dica: muros ajudam muito em farm, pois normalmente quem está em farm usa tropas mais baratas, menores. Ou seja, atrapalha bastante para as tropas pequenas quebrarem eles.
3. Que faixa de troféus farmar? Isso depende do nível do seu centro e o nível das suas tropas. Varia em torno da faixa de 1200-1800 troféus, de um modo geral.
4. Que tropas usar? Escuto essa pergunta muitas vezes, e para ser sincero, não tem um jeito certo de farmar ou tropas ideais. É relativo do seu jeito de atacar, se gosta de um ataque aéreo, se gosta de terrestre, se gosta de tropas negras. Dica: Não recomendo tropas negras para farm, ou o uso de balões, magos, dragões, pekkas. Priorize o uso de bárbaros, arqueiras, goblins.
5. Não upe o seu centro enquanto não estiver com tudo no máximo. É para isso que o farm serve. Para conseguir recursos e melhorar sua base. A cada vez que você aumenta o nível do seu centro, a porcentagem de roubo diminui significativamente, assim como as bases que passará a encontrar normalmente serão mais fortes.
6. O que começar a upar? Sobre as construções de defesa: morteiros, torres do mago, defesas aéreas e teslas (bestas e torres do inferno também, porém não entrarei no mérito já que só está disponível somente para o centro 9 e 10). Essas são as principais defesas da sua base e devem ser sempre as primeiras a ficarem com o nível máximo. As outras defesas são secundárias, podem ser upadas de maneira livre, em paralelo com outras construções.
7. Esteja com seus coletores sempre no nível máximo para o seu centro, sobretudo se você é um player que em meio de semana tem seu tempo mais debilitado e não pode jogar tanto. Eles dão uma boa ajuda.
8. Mantenha seus construtores ocupados! Eu sei como é complicado manter todos eles assim, mas o ideal é que fiquem. Para que você não fique sufocado com prazos, aqui vai uma dica: upe suas defesas de maneira inteligente. Veja o prazo e preço de cada construção, e tente deixar uma brecha de pelo menos um ou dois dias para cada construtor liberado. Assim não terá que se acabar de jogar durante um dia inteiro para ocupar dois construtores porque ambos irão finalizar suas construções naquele dia.
Dicas:
Se você usa gigantes em seu ataque, solte um ou dois para distrair as defesas, e depois solte os quebras muros. Além usar menos quebra muros para passar pela primeira camada de muros e economizar mais tempo de espera no seu quartel quando voltar do ataque, economiza mais elixir pois quebras muros são bem caros para uma tropa que ocupa somente dois espaços.
Fique atento a fonte de recursos! Verifique se os recursos estão concentrados nos coletores (algum player inativo, normalmente coletores de elixir estão bem cheios quando é o caso), nas armazenagens (um player ativo que saiu faz pouco tempo) ou em ambos (normalmente são aquelas vilas com recursos em torno de 300mil pra mais de ouro e elixir).
Caso o tente um ataque aéreo, priorize destruir quantas defesas aéreas puder antes de soltar as tropas aéreas, não tente soltar em grande quantidade “na marra” pois normalmente não dá certo.
Usa servos? Caso esteja atacando uma vila de um player ativo, solte eles aos poucos. Para quem não sabe, as bombas áreas matam servos em massa. Portanto, se você soltar 50 servos de uma vez e vir uma bomba aérea em um deles enquanto estão um do lado do outro... 50 servos serão perdidos de uma vez.
Porcentagem de roubo:
É bem simples. De suas armazenagens, a porcentagem é de 20%, sendo o máximo disponível de roubo para elas 198mil (total, não de cada armazenagem, o máximo é 198mil para ouro e 198mil para elixir). Ou seja, se você tem 3 milhões de ouro/elixir ou se tem 1 milhão, ambas o máximo de roubo será 198mil. Já os seus coletores, 50% de cada coletor e não tem um limite de roubo neles, exemplificando, se neles tiverem 50mil em cada, poderá roubar 25mil de cada.
O elixir negro é calculado de outro jeito. A porcentagem é de 5% da armazenagem, sendo o máximo de roubo 2mil. E o da broca, 75% (assim como os coletores de ouro/elixir, não tem um máximo ou limite de roubo).
Atenção! O cálculo não para por aí. O que eu alertei acima sobre não evoluir o centro antes de estiver com tudo no máximo entra nessa parte do cálculo. Quanto maior o seu centro, menor a porcentagem de roubo. Vou escrever aqui como é essa relação.
Atacando uma vila 4 níveis abaixo do seu: 5% de roubo
Atacando uma vila 3 níveis abaixo do seu: 25% de roubo
Atacando uma vila 2 níveis abaixo do seu: 50% de roubo
Atacando uma vila 1 nível abaixo do seu: 90% de roubo
Atacando uma vila com o mesmo nível que a sua: 100% de roubo
Atacando uma vila 1 nível acima do seu: 110% de roubo
Atacando uma vila 2 níveis acima do seu: 150% de roubo
Atacando uma vila 3 (ou mais) níveis acima do seu: 200% de roubo
Observação: A porcentagem dos centros é aplicada após o cálculo da % de armazenagens + % de coletores. A quantidade retida no centro é sempre de 1mil, independente do nível do centro ou quantidade de recursos da vila.
NA PRÓXIMA POSTAGEM VOU MOSTRAR MAIS LAYOUTS DE VILAS E LAYOUTS DE VILA PARA FARMAR.
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